quarta-feira, 4 de junho de 2014

Teste de antivírus - 2014

 
      Este é o resultado do teste de antivírus 2014. Ao todo foram 36 softwares testados, entre eles estão antivírus, ferramentas para scanner.
Também foi testado até pouco tempo uma ferramenta on-line da ESET que é o ESET online scanner, que detectou 580 arquivos infectados (87,87%) isso é, estaria na 25ª posição no ranking, e o Panda Cloud Cleaner que detectou 596 arquivos infectados totalizando 90,30% de detecção entre as 660 ameaças cybernéticas utilizadas no teste. Este estaria empatado na 13ª posição no teste juntamente com o KingSoft Antivírus.
     Alguns antivírus ficaram de fora do teste, um deles foi o F-secure, que no teste realizado no ano de 2010 tinha tido um péssimo desempenho ficando na última posição. Vale lembrar que este antivírus é pago e é considerado como um dos melhores. O motivo do F-Secure ter ficado de fora foi que a licença dada pela fabricante não estava sendo validada. Outro que também ficou de fora é o Ad-Aware que sofreu o mesmo problema.
     Neste teste ouve muitas novidades mas existem coisas que não mudam. O antivírus da Symantec, empresa muito tradicional no ramo da tecnologia, teve seu antivírus desqualificado nos dois testes, o que é um acontecimento muito infeliz, até mesmo porque um antivírus como este custa muito caro e é largamente utilizado por muitos profissionais da área de TI e em muitas empresas. A taxa de detecção foi de apenas 25,30% isso mostra que de cada 4 vírus que você baixar, 3 não seria detectado, e se um usuário comum que procurou por uma solução gratuita qualquer para instalar em seu micro, teoricamente estaria mais bem protegido caso venha a fazer um download de algum vírus.
     A detecção em si, não basta, cada software antivírus deve ter um conjunto de ferramentas como outros motores, firewall, sandbox, mas a capacidade de detectar ameaças continua sendo o ponto crucial no desempenho do antivírus. Sendo assim trago boas notícias pois o segundo melhor antivírus de 2014 é gratuito. O nome dele é Avira, e vem ocupando sempre o topo da lista desde da criação do site. A eficiência do Avira foi de incríveis 96,06%, deixando para trás antivírus pagos como o Norman, Kaspersky, Bit-Defender, Mcafee, G-data, Norton.
     Entre os gratuitos o antivírus da microsoft, conhecido como MSE (Microsoft Security Essencials) foi o que teve o pior desempenho, sua taxa de detecção foi de apenas 37,42%.
     O antivírus da ESET o NOD 32, foi o melhor do site atingiu a marca de 97,12% e trabalhou muito rápido e sem utilizar muito recursos do computador.
     O Kaspersky foi o antivírus com o escaneamento mais lento entre todos seguido pela ferramenta gratuita da Sophos.

     Solução gratuita recomendada:
     Avira Personal + Emergency Kit (apenas para scan)


     Abaixo fica o restante dos resultados:



Um comentário:

  1. Have used AVG security for a number of years now, I would recommend this antivirus to all of you.

    ResponderExcluir